Geociências na Trilha 2011 - Porto Seguro

Porto Seguro

Patrimônio Histórico Nacional desde 1973 e Patrimônio Natural da Humanidade desde 2000, Porto Seguro guarda em sua rica memória o descobrimento do Brasil. Grande parte está reunida na área batizada como Cidade Histórica, no topo de uma falésia debruçada sobre a orla. Primeiro núcleo habitacional do Brasil, o centro abriga imponentes prédios e peças valiosas do século XVI, bastante conservadas em função das restaurações para as comemorações dos 500 anos do descobrimento. A cultura indígena também é preservada na região e conduz a uma visita à Reserva da Jaqueira, possibilitando o contato direto com os costumes dos pataxós.

Já a diversidade da vida marinha do Sul da Bahia pode ser apreciada na Ilha do Pirata, com quatro aquários suspensos ao ar livre, repletos de espécies variadas de peixes, corais e esponjas. O maior espaço, com capacidade para 220 mil litros, abriga badejos, tubarões, arraias e moréias.
Características geográficas
Área: 2 408,594 km²
População: 126 770 hab. IBGE/2010
Densidade: 52,63 hab./km²
Clima: Tropical Af


Exibir mapa ampliado

                              Características geomorfológicas

A "Costa do Descobrimento" é definida como o trecho da costa brasileira visitado pelos navegadores portugueses em 1500 e se estende aproximadamente da foz do rio Cahy até a baía de Cabrália. Diferencia-se do restante da zona costeira brasileira, apresentando características geomorfológicas peculiares, sustentadas primordialmente pelos sedimentos terciários da Formação Barreiras e secundariamente por sedimentos quaternários (recifes de coral, arenitos de praia, depósitos praiais e lagunares).
Teve sua origem na separação entre a América do Sul e África, iniciada no Mesozóico. Num tempo geológico mais recente (final do Terciário-Quaternário) a evolução da região costeira esteve intrinsecamente associada às interações entre a litosfera e as mudanças globais no clima e no nível relativo do mar.


Roteiro de viagem


1º dia – Sexta-Feira (28/10/2011)
MUSEU DO DESCOBRIMENTO
O Museu de Porto Seguro oferece ao visitante uma oportunidade de reflexão sobre o "descobrimento" do Brasil. Nessa região ocorreu o primeiro contato conhecido dos índios, habitantes do território, com os europeus. Mais tarde, escravos africanos foram trazidos em levas cada vez maiores para a América portuguesa.

CENTRO HISTÓRICO
O sítio histórico da Cidade Alta foi um dos primeiros núcleos habitacionais do Brasil e desempenhou papel importante nos primeiros anos da colonização. Ali estão três igrejas e cerca de 40 imóveis (entre residências particulares e instituições), recuperados pelo Governo do Estado, por ocasião das comemorações dos 500 anos do Brasil e que, à noite, ficam sob uma iluminação especial, de belo efeito cênico. 
                 

2° dia – Sábado (29/10/2011)

PRAIA DO CURUÍPE 
                 
Entre Trancoso e Caraíva, na foz do riacho Curuípe, uma antiga aldeia de pescadores abriga a praia do Curuípe. Encontram-se
recifes, que propiciam águas tranqüilas, mornas e cristalinas, com muitas piscinas naturais, e à orla típica de cartão-postal, repleta de coqueiros e falésias.




PRAIA DO TAÍPE
A praia do Taípe esta localizada entre as famosas Trancoso e Arraial d’Ajuda, tendo como acesso a pequena estrada de terra que liga os dois destinos.
De mar aberto e com ondas altas, sua marca registrada são as enormes falésias, coqueirais e grandes porções de mata nativa que a colocam no topo da lista dos amantes do ecoturismo.
                              

            







PRAIA DO ESPELHO
A praia do Espelho é considerada uma das mais encantadoras do Sul da Bahia. Perfeita por natureza e bucólica por vocação, reúne águas azuis que formam piscinas naturais, gigantescas falésias brancas e avermelhadas, riozinhos e coqueirais. Juntam-se a esta pedaço do paraíso o charme rústico das pousadas e o estilo único das barracas de praia que espalham pela areia, com muito capricho, esteiras e espreguiçadeiras cobertas com almofadões coloridos. 
                                      


3º dia – (Domingo 30/10/2011)

PRAIA DA COROA VERMELHA

As descrições do litoral brasileiro feitas na primeira carta de Pero Vaz de Caminha tiveram como ponto de referência a praia de Coroa Vermelha. Também aí foi celebrada a Primeira Missa em chão brasileiro. Pode se observar a orla, conhecer o artesanato dos índios Pataxó e se deliciar com comidas típicas.

         






RESERVA INDÍGENA DA JAQUEIRA

Os 827 hectares de mata nativa e as ocas espalhadas pela reserva, ainda no formato original, remetem a épocas longínquas. Engajados na proposta de desenvolvimento sustentável, os índios recebem os visitantes vestidos e pintados a caráter para apresentação de danças e rituais. Os turistas podem ainda praticar arco e flecha, adquirir artesanato confeccionado na própria tribo, fazer trilhas e degustar a culinária típica, que inclui pratos como o peixe assado na folha da patioba (espécie de palmeira). 






Referências:

Dominguez, J.M.L; Martin, L.; Bittencourt, A.C da S.  A Costa do Descobrimento (Porto Seguro-Cabrália, BA). In: Schobbenhaus,C.; Campos,D.A.; Queiroz,E.T.; Winge,M.; Berbert-Born,M. (Edit.) Sítios Geológicos e Paleontológicos do Brasil. Publicado na Internet 31/01/2000 no endereço http://www.unb.br/ig/sigep/sitio071/sitio071.htm

Disponível em <http://www.portoseguro.ba.gov.br/> Acesso: 20/08/2011.



Disponível em <http://www.pbase.com/rogeriomaciel/image/44149711> Acesso: 20/08/2011.






Disponível em <http://www.brasilazul.com.br/curuipe.asp> Acesso: 20/08/2011.

Disponível em <http://www.enseadadoespelho.com.br/v2/praias.php> Acesso: 20/08/2011.