Geociências na Trilha 2010 – Juazeiro/ Bahia


O projeto Geociências na Trilha busca a interação entre os procedimentos científicos e os cognitivos, clareando a importância do trabalho de campo, no desenvolvimento do raciocínio cientifico, através de inferências feitas a partir das respostas do roteiro da excursão, culminando com uma pequena generalização da interação existente entre os procedimentos científicos cognitivos. São feitas excursões motivadoras, com o objetivo de despertar interesse, bem como contribuir para a descoberta e consciência da existência de um patrimônio natural a ser aproveitado e conservado. Esse ano o projeto Geociências na Trilha convida os estudantes a conhecerem a cidade de Juazeiro.


Situado na região nordeste do estado da Bahia, a cidade deve seu nome aos frondosos juazeiros, árvores existentes em todo o município. Com coordenadas 40º 30’ Leste e 9º 20’ Norte, altitude de 368m; apresentando clima árido a semi – árido, com regime hídrico entre 20 a 40mm, pluviosidade média anual de 0427mm, temperatura média anual de 24.2ºC; Vegetação do tipo savana Estépica (Caatinga do sertão Árido); Geologia estabelecida no Proterozóico inferior/Arqueano, com Terrenos Granulitico e Migmatiticos, com recursos minerais de rochas ornamentais e cobre. Relevo pertencente à Pediplano sertanejo, várzea e aluviais.
Disponível em: http://www.juazeiro.ba.gov.br/?pag=juazeiro Acesso em: 06/10/10.

Descritivo do Itinerário

1º. Dia – 12/11/2010
Manhã – Visita ao centro histórico de Juazeiro e Petrolina.
Tarde: Visita aos laboratórios da Embrapa.



2º dia – 13/11/2010
Manhã - Visita ao campo de plantação da cultura da uva e frutas tropicais. (EMBRAPA).
Tarde: Visita a uma vinícola. Aprender a colher uvas e conhecer de perto o preparo de vinhos de boa qualidade, com direito à degustação nas principais vinícolas da região.
Disponível em http://www.google.com.br/producaodevinhos Acesso em: 06/10/10.

Disponível em http://www.google.com.br/producaodevinhos Acesso em: 06/10/10.




3º dia – 14/11/2010
Visita ao rio São Francisco, fazendo a Rota das Águas, percorrendo diversas ilhas.

Disponível em http://www.google.com.br/riosaofrancisco Acesso em: 06/10/10.

Disponível em http://www.google.com.br/riosaofrancisco Acesso em: 06/10/10.

Os interessados devem ter cursado as disciplinas Geologia Geral ou Elementos de Geologia. Além de pessoas da comunidade.
Favor enviar email para: geocienciasnatrilha@gmail.com
Fone: 3528-9699/ 3528-9624